Psicose (Psycho) – 1960
Vamos começar com a saga do nosso querido, incrível, sacana (logo mais vocês vão entender porque), o mais idolatrado entre os cineastas, Alfred Hitchcock. Ele merece todos os adjetivos porque ele é um gênio do cinema, apelidado como “Mestre do Suspense”.
Quem nunca viu um GIF com uma cena de filme antigo onde uma moça toma uma ducha e surge uma sombra de uma pessoa erguendo uma faca e ataca ela? É um clássico que viralizou em memes pela internet. E essa cena faz parte desse filme! Só por essa cena, já vale ver o filme.
Bom, no enredo, uma secretária rouba dinheiro da empresa e na fuga se esconde em um hotel de estrada chamado nada mais, nada menos que “Bates Motel” e é onde tudo começa. Pra quem acompanha a série Bates Motel, esse filme é parada obrigatória.
O filme foi baseado no livro de Robert Bloch, que você não verá para comprar com facilidade, pois Hitchcock comprou, anonimamente, os direitos do livro e todas as cópias disponíveis para vendas. Pois ele não queria que lessem e descobrissem o final (por isso o “sacana” lá no inicio 😉 ).
O filme não foi visto com bons olhos na época, pois o histórico de Hitchcock já vinha com grandes sucessos de críticas, bilheterias, tecnologia, enfim, os filmes tinham bons orçamentos e já eram em cores e de repente ele lança um filme com baixo orçamento e em preto e branco. Porque retroceder?
Mas é claro que após o lançamento ao público o filme foi um sucesso de bilheteria e, com isso, tanto foi reavaliado como recebeu vários prêmios e indicações. Apenas mais um grande sucesso de Alfred Hitchcock.
Corre pro Netflix enquanto tem essa pérola por lá!
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site